Em seis anos, Mato Grosso do Sul registra 3,3 mil novos casos de Aids


PUBLICIDADE

CAMPO GRANDE NEWS

A principal forma de combate é a prevenção, mas o tabu social aliado ao início cada vez mais precoce da vida sexual ainda são obstáculos na luta contra a Aids. De janeiro de 2010 até 21 de novembro deste ano, 3.357 pessoas adultas foram diagnosticadas com a doença em Mato Grosso do Sul, que participa nesta quinta-feira (1º) de atividades alusivas a mais um dia mundial voltado a combater a síndrome, ainda sem cura.

 

Do total de novos casos no Estado de 2010 para cá, 1.458 são em Campo Grande. Os números são da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

 

De acordo com dados divulgados na quarta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, 827 mil pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil. Dessas, cerca de 112 mil não sabem que estão infectados.

 

“A Aids é uma doença que se pode prevenir, mas infelizmente as pessoas ainda não fazem os testes, mesmo estando disponíveis nas unidades de saúde. O pior é que a vida sexual inicia cada vez mais cedo e também há resistência quanto ao uso do preservativo”, analisa a gerente técnica do Programa Estadual DST-Aids, Daniele Martins.

 

Neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, os números não são considerados positivos. O Ministério da Saúde divulgou Boletim Epidemiológico HIV-Aids, de 1980 a 2015 foram registrados 3.220 óbitos por Aids no Estado, que ainda vivenciou aumento de 12% no chamado coeficiente de mortalidade entre 2006 e 2015.

 

“Essa elevação ocorre justamente por conta do diagnóstico tardio, por isso cada vez mais é necessário investir na prevenção e conscientização quanto ao uso do preservativo”, disse. Pelo boletim do Ministério da Saúde o número de casos de Aids de 1980 a 2016 em Mato Grosso do Sul soma 9.841.

 

Em relação à data simbólica de luta contra a doença, nesta quinta-feira (1º) as ações serão de apoio aos 79 municípios, nas atividades que cada um vai desenvolver. Segundo Daniele Martins, este suporte envolve distribuição de faixas, material impresso, camisetas e banners, além de preservativos.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE