Mulher tem nódulos causados por tatuagem feita há 15 anos


PUBLICIDADE

TOPMIDIANEWS

Em uma consulta para avaliar dois nódulos nas axilas de uma australiana de 30 anos, médicos tiveram uma surpresa, depararando-se com um caso que consideraram inédito. Após testarem se a mulher tinha câncer, por conta das alterações, descobriram que os nódulos tinham sido causados por uma tatuagem que ela havia feito há 15 anos.

 

Os médicos descobriram o linfonodo após um exame. Eles, então, suspeitaram que a mulher teria um tipo de câncer chamado de linfoma. Quando colocaram os nódulos sob um microscópio, descobriram que seu sistema imune estava reagindo à pigmentação preta da já antiga tatuagem.

 

O caso foi descrito em um relatório, liberado nesta segunda-feira, do jornal científico “Annals of Internal Medicine”.

 

Os médicos que atenderam a australiana disseram que nunca haviam visto nada parecido antes. O hematologista Christian Bryant afirmou que há registros de nódulos consequentes da reação à pigmentação confundidos com melanoma. Mas, neste caso, foi a primeira vez que se depararam com nódulos profundos o suficiente que pudessem ser confundidos com um linfoma.

 

Os nódulos linfáticos foram retirado das axilas. Neles foi encontrado um grupo de células preenchidas com pigmentos pretos. Médicos ainda tentam entender o que causou tal reação.

Na última vez em que a mulher visitou os médicos, o nódulo havia diminuido e ela, provavelmente, não enfrentará mais problemas. Suas condições de saúde são boas, não é fumante e não tem histórico de câncer na família. O único medicamento que toma é a pílula anticoncepcional, informa o relatório.

 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE