Whey protein também pode auxiliar na redução do apetite

Especialista comenta estudos que mostram que o suplemento pode melhorar a glicemia pós-prandial e aumentar a saciedade, sendo boa estratégia nos programas de mudança da composição corporal


PUBLICIDADE

EU ATLETA

Beber um shake de whey protein virou sinônimo de ganho de massa muscular, e ele é um dos suplementos alimentares mais consumidos em todo o mundo. No entanto, novas evidências científicas mostram outros benefícios da proteína do soro do leite, especialmente em tratamentos do sobrepeso e na resistência à insulina. Mas será que consumir o whey pode mesmo ajudar no emagrecimento ou a evitar excessos alimentares?

 

Já em 2016 um estudo publicado no European Journal of Nutrition descobriu que o consumo de whey protein pós-exercício levou a uma redução na ingestão de calorias (aproxidamente 100kcal) durante uma refeição feita uma hora depois. Uma das principais razões: os indivíduos que beberam o whey protein comeram sua refeição pós-treino mais lentamente, o que levou a uma redução modesta do total de calorias ingeridas. Os pesquisadores relatam ainda que é improvável que a redução modesta na alimentação prejudique o crescimento muscular após o exercício, em parte devido aos benefícios conhecidos da proteína do soro de leite para apoiar a manutenção muscular.

 

De fato, os resultados desse estudo podem ajudar a explicar por que os shakes à base de proteína de soro de leite suportam melhor a perda de peso nos consumidores do que apenas através da dieta. No estudo, os participantes (15 homens) completaram um treino de resistência (musculação) de aproximadamente 50 minutos imediatamente seguido por uma bebida à base de soro de leite contendo cerca de 24 gramas seguido de um período de repouso de 60 minutos. Após o descanso de uma hora, os participantes receberam uma refeição composta por macarrão com molho bolonhesa e azeite. Eles tinham apenas 20 minutos para comer a refeição.

 

Como o whey protein pode ajudar na diminuição do apetite?

 

É sugerido que ocorra uma diminuição do apetite devido aos efeitos conhecidos da proteína sobre os hormônios do trato gastrointestinal relacionados ao apetite, como o GLP-1, a Grelina e a CCK. Suportando essa hipótese, um estudo muito recente publicado na revista Nutrition & Diabetes avaliou a diminução do consumo alimentar relacionado ao uso do whey protein. Foram dosados hormônios relacionados com gasto energético e estímulo alimentar após a ingesta de 30 ou 70g de whey. Foram avaliados oito homens saudáveis ​​(idade média de 25 anos, IMC de 23 kg/m2) e oito mulheres (idade média 23 anos, IMC 24 kg / m2). Como resultado houve um efeito de carga proteica diminuindo percepções de fome, desejo de comer, o esvaziamento gástrico. Observou-se também menores níveis de glicose, insulina plasmática e grelina (hormônio que aumenta o apetite). O consumo energético teve um decréscimo médio de 206kcal para os homens e de 50kcal para as mulheres após as 30 e 70 g de whey protein. Vale lembrar que não houve diferença significativa na supressão do apetite dentre as cargas proteicas de 30 e 70 g mostrando que a menor dose de 30g é eficiente.

 

Sedimentando essa descoberta, um estudo randomizado publicado no American Journal of Clinical Nutrition incluiu 11 homens com diabetes tipo 2 (média idade: 55 anos) que foram divididos em três grupos que fizeram a ingesta de: proteína de soro de leite concentrada (15 g), proteína de soro hidrolisada ou placebo (grupo controle) imediatamente antes do café da manhã e almoço, separadas por intervalo de 3h. As amostras de sangue foram recolhidas periodicamente e foram analizadas a insulina e os hormônios que diminuem o apetite: péptido 1 tipo glucagon intacto (GLP-1), polipéptido inibidor gástrico (GIP) e leptina.

 

Com um resultado surpreendente a glicemia pós-prandial foi reduzida em 13% após o café da manhã seguido de proteína do soro do leite concentrada quando comparada ao controle. O whey hidrolisado também atenuou a glicose precoce após o café da manhã, quando comparado com o controle. Maior saciedade foi observada no grupo do whey concentrado após ambas as refeições, quando comparada com o controle.

 

Assim, o consumo de 15g a 30g de proteína de soro de leite imediatamente antes ou junto das refeições com todos os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) pode melhorar a glicemia pós-prandial e aumentar a saciedade em homens e mulheres, podendo ser usada como uma estratégia nos programas de mudança da composição corporal.

 

No entanto, a suplementação com o whey protein deve ser feita apenas com orientação médica ou nutricional. Por isso, consulte sempre seu médico ou seu nutricionista para uma avaliação individualizada.

 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE