O esporte para Mulheres


PUBLICIDADE

DIVULGAçãO

O futebol é o esporte mais popular do mundo, com muitos adeptos e aficionados e considerado até como uma paixão nacional em países como o Brasil. Inicialmente praticado por homens, a modalidade despertou tardiamente para as mulheres, que atualmente possuem um maior número de pontos na classificação da FIFA do que os times masculinos.

 

Restrito por lei em alguns países, a prática feminina vem enfrentando resistência devido aos fatores históricos desde a sua liberação. A diferença entre homens e mulheres no campo se torna amplamente visível ao compararmos salários, audiência e reconhecimento em eventos da modalidade.

 

A saída das mulheres das arquibancadas para o campo, representa a sua luta por igualdade de gênero, em um lugar onde o a desigualdade de gênero encontra-se enraizada e propagada por torcedores, comentaristas e demais envolvidos Ao entrar em campo o time feminino tem como objetivo além de vencer a partida e alcançar os seus objetivos profissionais, romper com estereótipos de que “futebol é coisa de homem”. É abrir espaço para que meninas de todo o mundo conheçam e despertem o interesse pela modalidade, e assim dêem continuidade ao legado do futebol feminino com excelência.

 

A desvalorização e falta de incentivo são os principais obstáculos enfrentados pela prática e isso deve em parte as nossas raízes culturais. Por exemplo, é comum quando criança, o menino brincar de bola, sonhar em ser jogador e ser incentivado pelos pais a seguir no esporte, enquanto que, quando temos uma menina na mesma situação ela é incentivada a seguir por outro caminho, escolher algo “mais feminino”.

 

Um pensamento compartilhado tanto por homem como por mulheres é de que “jogadoras de futebol são menos femininas” e que meninas que jogam serão associadas a uma imagem masculina. O que torna comum casos em que atletas são destratadas em campo por estarem usando maquiagem, pois causam “estranheza” no público e mancham a imagem do futebol. Quando questionada sobre a temática, a jogadora brasileira Marianna Moreno expôs “ Eu amo futebol e isso não me faz menos feminina, menos mulher, menos eu. Bonito mesmo é ver mulheres dominando espaços que eram predominantemente masculinos e dando um show.”

 

Visando comemorar o dia internacional da Mulher, o time da casa de aposta Betway descolou um Quiz com O time Betis Féminas  com perguntas sobre Futebol relacionado ao time. Ao fim do Quiz, as jogadoras demonstraram muito conhecimento e também deixaram claro quais suas expectativas para o futebol em geral e quais os seus objetivos diante do Time Betis Féminas.

 

Vale ressaltar que O futebol feminino é um dos importantes instrumentos para meninas e mulheres que lutam por igualdade e reconhecimento, que constroem um futuro sem esquecer dos eventos passados. Como dito por Marta “O futebol feminino depende de vocês para sobreviver. Pensem nisso, valorizem mais.”


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE