Skatista sul-mato-grossense disputa vaga na Olimpíada de Tóquio 2021


PUBLICIDADE

LIGADO NA NOTíCIA

Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

O skatista sul-mato-grossense Eduardo Neves disputa o Campeonato Mundial de Skateboard Street (praticado em obstáculos de rua, como corrimões ou escadarias). A competição acontece em Roma, na Itália, com início nesta segunda-feira (31), até 6 de junho, e definirá os representantes do Brasil na Olimpíada de Tóquio 2021, no Japão.

 

Além de somar pontos importantes no ranking da federação internacional da modalidade (World Skate), base classificatória olímpica, os seis skatistas (três no feminino e três no masculino) que terminarem o Mundial no pódio, garantem vaga direta ao maior evento esportivo do mundo, que ocorrerá na capital japonesa de 23 de julho a 8 de agosto. Esta será a estreia da modalidade no programa olímpico.

 

De 17 a 23 de maio, Eduardo Neves esteve no Dew Tour, penúltimo evento pré-olímpico, realizado em Des Moines, capital estadual de Iowa, nos Estados Unidos. O campo-grandense de 19 anos chegou a se classificar em sexto lugar para as semifinais, entre 100 dos melhores skatistas do mundo, mas não conseguiu avançar às finais. Mesmo assim, o atleta avalia positivamente a experiência no evento estadunidense.

 

“Poder correr o Dew Tour foi muito bom, principalmente por estar com os melhores do mundo, inspirações para que eu começasse a andar de skate. Esse campeonato só aumentou minha confiança para o Mundial agora em Roma, e poder representar Mato Grosso do Sul e o Brasil é gratificante demais”, enfatiza Neves.

 

Na capital italiana, o sul-mato-grossense mostra-se confiante e espera cravar uma vaga a Tóquio-2021. “Estou bem confiante, vou chegar bem, andar muito de skate e dar meu melhor na pista. Vou colocar em prática tudo o que sei”. As disputas no Mundial de Roma serão realizadas no estádio Nicola Pietrangeli, no complexo esportivo do Foro Italico, com transmissão ao vivo pelos sites www.worldskate.tv e olympics.com apenas nas fases semifinal e final.

 

Neves começa na etapa classificatória masculina, que terá início na quinta-feira (3), a partir das 2h20 da manhã (horário de MS). As semifinais acontecerão no sábado (5), às 6h (de MS) e a final no domingo (6), às 9h40 (de MS). Para competir em Roma, Eduardo Neves tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, via Fundesporte, mediante solicitação da Associação Estadual de Skate (ASMS).

 

Talento no street

 

Em 2019, Eduardo Neves ficou em quinto lugar, no estilo street, no STU Qualifying Series, em São Paulo (SP), maior competição de skate do Brasil. A classificação rendeu convite da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) para competir pelo quadro de skatistas profissionais. No ano seguinte, também na capital paulista, terminou na terceira colocação do evento, colocando as manobras no pé junto aos melhores do país. No STU National 2021, realizado em janeiro, em Criciúma (SC), garantiu a prata.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE