Com Mbappé e Kanté favoritos, Eurocopa vira 'sprint' final pelo prêmio de melhor jogador do mundo

Kevin De Bruyne também está no pódio de favoritos. Cristiano Ronaldo e Robert Lewandowski correm por fora


PUBLICIDADE

LIGADO NA NOTíCIA

Poucas vezes a Eurocopa esteve tão destinada a trazer uma resposta sobre o futebol mundial. Como a temporada no Velho Continente foi atípica, com os astros Lionel Messi e Cristiano Ronaldo não emplacando títulos de expressão, a disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo está completamente aberta. Por isso, o torneio continental ganha peso especial porque, além do troféu, pode ser a porta de entrada para o maior prêmio individual existente.

 

Neste caso, três jogadores observam atentamente esta possibilidade: o meio-campista Kevin De Bruyne, do Manchester City e da seleção belga; o atacante Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain e da seleção francesa; e o volante N'Golo Kanté, do Chelsea e também da França. Eles são os favoritos — e cada um com argumentos e motivos distintos.

 

Para De Bruyne, pesa a regularidade. O belga soma os títulos da Premier League e da Copa da Liga Inglesa na atual temporada. Foi derrotado na final da Liga dos Campeões, mas deixou o gramado no segundo tempo devido a uma lesão no rosto. Com 12 gols em 45 jogos na temporada, é praticamente certo que ele levará o prêmio se guiar a Bélgica rumo a um inédito título de Eurocopa.

 

Já Kanté pode encher o peito para dizer que é campeão da Liga dos Campeões. E tendo atuações de destaque nas fases decisivas do torneio. Não é comum ver um volante — ainda mais de marcação — levando o prêmio, mas as redes sociais já iniciaram campanha para elegê-lo o melhor do mundo. Nas 53 partidas que Kanté fez na temporada, o Chelsea sofreu 30 gols. Até seu companheiro de seleção francesa Paul Pogba demonstrou apoio.

 

Eu disse há muito tempo que seria apropriado, se o Chelsea fosse campeão, que ele ganhasse a Bola de Ouro. Seria merecido. Ele sempre tem um bom desempenho. Não estou surpreso com o que ele está fazendo, apenas estou surpreso que ele ainda esteja fazendo isso. Ele sempre jogou partidas assim — afirmou Pogba.

 

A questão é que, se Kanté levar a França ao título, terá a concorrência direta de Mbappé, que também se tornaria um dos favoritos ao prêmio. O atleta do Paris Saint-Germain não tem uma das temporadas mais vitoriosas, tendo conquistado apenas a Copa da França, mas tem números excelentes para um atacante de 22 anos: 45 gols em 56 jogos. Isso sem falar nos gols decisivos em jogos grandes, como diante Barcelona e Bayern de Munique.

 

— Ele é um menino fantástico. É um dos melhores jogadores da atualidade e ainda vai ganhar a Bola de Ouro, tenho 100% de certeza —  afirma Al Khelaifi, presidente do PSG.

 

Apesar de o trio ser favorito, outros "medalhões" também estão na disputa. É o caso do astro português Cristiano Ronaldo, que apesar de não ter feito uma boa temporada em termos de títulos e estar de saída da Juventus, tem a Eurocopa como a chance de ser novamente eleito o melhor jogador do mundo.

 

A temporada de Cristiano Ronaldo foi frustrante, tanto que não ganhou o Campeonato Italiano e foi eliminado nas oitavas de final da Liga dos Campeões, mas individualmente o português pode se orgulhar de ter sido artilheiro da Juventus no Italiano e na Copa Itália. Caso leve Portugal ao bicampeonato, ele surge como um dos favoritos ao prêmio.

Já Robert Lewandowski, da seleção da Polônia e do Bayern de Munique, e Harry Kane, do Tottenham e da seleção inglesa, carregam situações parecidas com a de Cristiano Ronaldo. No caso de Lewandowski, o título alemão serve como destaque; já Kane foi o líder em gols e assistências do Campeonato Inglês. Caso consigam levar a Polônia ou a Inglaterra ao título da Eurocopa, podem se tornar candidatos ao prêmio.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE