IPCA está no seu maior patamar desde 1994; O que isso significa?


PUBLICIDADE

DOURADOS NEWS

Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

A prévia para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de setembro é de 1,14%, mostram dados divulgados na última semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Essa é a maior alta do indicador desde que o Plano Real foi criado no país, em 1994.

 

O aumento também é o maior já previsto desde fevereiro de 2016, ainda de acordo com o IBGE. Mas afinal, o que significa isso na prática?

 
Para o brasileiro, a alta no IPCA significa que o preço de produtos e serviços aumentou, de maneira geral, em relação ao mês anterior.

 

Isso quer dizer que mesmo que você tenha mantido a mesma rotina de consumo, teve que pagar mais por ela em setembro do que em agosto.

 

Na prática, se você desembolsava R$ 100 por um certo produto em agosto, em setembro teve que pagar R$ 101. Embora pareça um reajuste pequeno, a mudança é significativa em um prazo tão curto.

 

Vale destacar que 1,14% representa a média da alta dos preços, ou seja, alguns itens subiram mais do que isso, enquanto outros aumentaram menos. Além disso, essa ainda é a prévia, e ela que pode mudar um pouco até o fechamento do mês.




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE