Geral
Com dose reforço liberada, vacina da Janssen tem 38% de abstenções da D2 em MS
91 mil pessoas ainda procuraram as unidades de saúde para aplicação da dose reforço da vacina
MIDIAMAX
Mato Grosso do Sul tem tido um avanço vacinal no último ano e, até nesta quinta-feira (7), 77% dos moradores totalmente imunizados com dose 1 e 2 no estado. No entanto, aqueles que tomaram a vacina da Janssen, imunizante de dose única, somam uma abstenção de 38,5% na dose de reforço.
Em todo Estado, 243 mil pessoas receberam a 1ª dose do imunizante, mas até o momento apenas 61% da população tomaram a dose de reforço. Logo, 91 mil pessoas não procuraram as unidades de saúde para aplicação da dose de reforço da Janssen, o que corresponde a 38%.
No mês de junho foi liberada pelo Ministério da Saúde liberou a aplicação da dose reforço contra a Covid para aqueles que foram vacinados com a Janssen. Em Mato Grosso do Sul, pessoas com mais de 18 anos já podem receber o 2º reforço (terceira dose), e aqueles com 40 ou mais, o 3º (quarta dose). O 2º reforço, ou terceira dose - foi aplicada em 7,6 mil pessoas até o momento.
Dose reforço
Os moradores que têm de 18 a 39 devem buscar o 2º reforço quatro meses após o 1º reforço (2ª dose). E os sul-mato-grossenses com 40 anos ou mais podem procurar o 3º complemento quatro meses depois do 2º.
Anteriormente, o Ministério da Saúde recomendava o 2º reforço apenas para pessoas com 50 anos ou mais. Aqueles entre 18 e 49 anos estavam aptos apenas para o 1º reforço, após dois meses da aplicação da dose única.
No caso da vacinação de reforço para pessoas que receberam a dose única, a pasta recomenda uso de imunizantes Pfizer, AstraZeneca e Janssen.










