PMA fiscaliza 72 pescadores, apreende petrechos ilegais de pesca no rio Ivinhema


PUBLICIDADE

IVINOTICIAS/PMA

Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Desde a madrugada de ontem, com trabalhos continuando hoje (15), Policiais Militares Ambientais de Batayporã, que trabalham na operação Ictiofauna, realizam fiscalização no Rio Ivinhema nos municípios de Nova Andradina, Taquarussu, abrangendo a área do entorno do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e apreenderam diversos petrechos ilegais de pesca armados no rio.

 

Conforme apurou o Site Ivinoticias, até momento, a equipe fiscalizou 12 embarcações, bem como pescadores que pescavam no barrando do rio, perfazendo 72 pessoas e, felizmente, todas respeitavam as normas.  A equipe retirou do rio seis redes de pesca, medindo 200 metros, uma corda de espinhel, medindo 20 metros com 20 anzóis e mais 56 anzóis de galho. Os petrechos proibidos estavam instalados no rio e os infratores proprietários do material não foram localizados e nem identificados. Cerca de 10 kg de pescado que estavam vivos presos às redes de emalhar foram devolvidos ao rio.

 

Além da vigilância dos cardumes, especialmente na proximidade do período de defeso, para a proteção da piracema, uma das maiores preocupações da PMA na prevenção à pesca predatória é a retirada dos rios desses petrechos de pesca proibidos que são armados por infratores, principalmente as redes de pesca, os espinheis, boias e anzóis de galho, bem como o uso de tarrafas devido ao alto poder de captura e depredação de cardumes desses materiais. Esse trabalho precisa ser constante, apesar da dificuldade de se prender os autores, devido ao pouco tempo de exposição para armá-los nos rios e normalmente à noite, sendo que alguns pescadores até residem nas proximidades dos rios.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE