Deodápolis
DEODÁPOLIS: Polícia Civil investiga pichações em locais públicos da cidade
IVINOTICIAS/EDILENE BORGES
A Delegacia de Polícia Civil de Deodápolis instaurou procedimento investigatório para apurar casos de pichações em espaços públicos do município, entre eles, a praça principal da cidade e uma escola municipal, localizada no distrito de Lagoa Bonita.
Conforme apurou o Site Ivinoticias, a pichação é crime prescrito no artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), e prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Além disso, caso seja praticada por três ou mais pessoas, pode ser considerada associação criminosa.
O delegado responsável pela apuração, Anderson de Farias, afirmou que as pichações danificaram a pintura dos dois locais, que foi retocada recentemente, implicando prejuízos e onerando os gastos públicos, o que atinge diretamente cada contribuinte que honra com seus impostos.
“Muitas vezes existe uma confusão, até por falta de conhecimento, de que a pichação é a mesma coisa que grafitagem. E não é! Grafitagem é um tipo de trabalho artístico, realizado com autorização dos órgãos públicos, em locais determinados e escolhidos. E o que estão fazendo aqui nos prédios públicos de Deodápolis é pichação, que, diferente do grafite, é um crime, um vandalismo, que degrada a paisagem urbana e onera os gastos com reformas”, esclareceu.
Ele destacou ainda que o objetivo da instigação é deter o vandalismo e punir os autores, afirmando que o cuidado com a coisa pública, como praças, escolas e outros espaços, é responsabilidade de todos.
“Contamos com o apoio da população, que tem confiado no trabalho da polícia e fornecido, voluntariamente, informações que auxiliam a identificar os suspeitos. Esse compromisso é importa, visto que esses espaços pertencem a todos, e por todos devem ser zelados”, pontuou.