DEODÁPOLIS: Durante palestra, Delegado orienta e faz alerta a idosos


PUBLICIDADE

IVINOTICIAS/PC/EDILENE BORGES

Foto: Edilene Borges
PUBLICIDADE

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Deodápolis, realizou nesta quarta-feira (18/10) uma palestra direcionada aos idosos do município sobre seus direitos e os principais crimes aplicados contra pessoas da melhor idade. Ministrada pelo Delegado Anderson de Farias, o evento foi realizado no âmbito da operação “Virtude”, que visa combater a violência contra idosos no Brasil e foi deflagrada pelo Ministério da Justiça em parceria com as policias civis de todos os estados.

 

Os principais eixos abordados durante a discussão foram os direitos das pessoas acima dos 60 anos, e os tipos de crimes aplicados mais comumente contra esta faixa etária e as formas de violência contra a pessoa idosa. “Aos nossos idosos são ofertados todos os direitos e garantias fundamentais apontados pelo artigo 230 da Constituição, além de outros direitos específicos. Mas muitos deles não têm conhecimento sobre esses direitos e nem sabem onde buscar ajuda. Por isso, viemos hoje fazer essa orientação, reforçando que o idoso tem o direito a não ser abandonado, a ter uma vida digna, com saúde, alimentação e lazer, entre outras coisas. Também reforçamos as principais formas de evitar que eles sejam vítimas de crimes digitais e, caso isso ocorra, quais os canais de atendimento”, disse o delegado.

 

Ele destacou ainda que em caso de dúvidas, os idosos e a população em geral podem procurar a delegacia para buscar orientações ou registrar denúncias. Outra forma de procurar auxílio é por meio do Disque 100, um canal de monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos.

 

A apresentação aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos e contou com a presença de mais de 30 senhoras. Uma delas, Maria Georgete Ferreira Santos, de 63 anos, que agradeceu as orientações. “Muito boa essa palestra para nós, idosos. Eu já passei por isso e hoje eu aprendi mais sobre os crimes”, disse.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE