Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo


PUBLICIDADE

GAZETA ESPORTIVA

Luiz Zubeldía quando ainda comandava a LDU- Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

O São Paulo acertou a contratação do técnico Luis Zubeldía, que chega para substituir Thiago Carpini, demitido na última quinta-feira (18/04). Com apenas 43 anos, o argentino vive a melhor fase de sua carreira. Em 2023, pela LDU-EQU, conquistou os únicos dois títulos como treinador, em quase 16 anos de carreira. Com isso, a Gazeta Esportiva preparou um raio-x da carreira do novo comandante tricolor.

 

Fim precoce de carreira como jogador e primeiros cinco anos como treinador

Nascido na cidade de Santa Rosa, na Argentina, Zubeldía iniciou sua vida no futebol como jogador. O argentino começou a carreira no Lanús-ARG, em 1998. No entanto, ainda pelo time argentino, foi obrigado a se aposentar devido à lesão no joelho esquerdo - sofrida em 2004.

 

Quatro anos depois, Zubeldía foi contratado para assumir o cargo de treinador do próprio Lanús-ARG. O argentino se tornou um dos técnicos mais jovens da história do futebol na Argentina e permaneceu no clube até 2010. Foram 105 jogos no período, sendo 47 vitórias, 28 empates e 30 derrotas.

 

Após o bom trabalho no Lanús-ARG, o argentino foi contratado pelo Almería-ESP, mas foi demitido antes mesmo de estrear pelo clube espanhol. O próximo destino foi o Equador, onde dirigiu o Barcelona de Guayaquil de julho de 2011 a abril de 2012.

 

No mesmo mês, Zubeldía assinou com o Racing-ARG, clube no qual permaneceu até agosto de 2013. Pelo time argentino, ao todo, foram 59 jogos, com 23 vitórias, 13 empates e 23 derrotas.

 

Primeira passagem pela LDU e giro pelo mundo

Em janeiro de 2014, Zubeldía iniciou o primeiro capítulo de sua história na LDU-EQU. Em 96 jogos pelo time equatoriano, acumulou 48 vitórias, 28 empates e 20 derrotas.

 

O ano de 2015 marcou a primeira grande temporada do treinador pela LDU. Zubeldía e a equipe venceram a primeira fase do Equatoriano, a chamada "Apertura", que os colocaram na Copa Libertadores do ano seguinte. Na final da competição nacional, o time acabou sendo derrotado pelo Emelec e ficou com o vice-campenato.

 

No final de 2015, chegou ao fim sua primeira passagem pela LDU. Após isso, Zubeldía rodou o mundo. O argentino passou por Santos Laguna-MEX, Independiente Medellín-COL, Alavés-ESP e Cerro Porteño-PAR. Em todos estes clubes, o treinador teve um desempenho abaixo do esperado e não conseguiu realizar trabalhos longevos.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE