A Raiz


PUBLICIDADE

Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Muito se fala das dificuldades de atendimento aos setores de linha de frente da sociedade. Funções como professor, instrutor, monitor, diretor, ou também como gerenciar pessoas em uma empresa, ou atendimento em assistência social, e até mesmo em algum cargo político ou religioso. Resumindo: Criou-se um ditado que mexer com gente é problema.

 

Mas porque disto?

 

Família é a raiz de toda pessoa. Quer seja boa ou ruim família é a origem da vida de qualquer um. O primeiro encontro com a vida vem de dentro do lar, como as primeiras impressões, os primeiros sentimentos, a criação dos valores morais e éticos que chamamos de cultura. Tudo isso começa dentro de casa.  Então, como podemos criar uma sociedade culturalmente exemplar se dentro dos lares as famílias estão todas destruídas?

 

Uma sociedade que parece uma salada de frutas, filho pra tudo quanto é lado, meio irmão pra lá e pra cá, pai de um, filho de outro, mãe de outro... Uma completa bagunça. E é claro que quando se estende este publico para os setores sociais como escolas, igrejas, empresas, e outros, carregam um povo todo “sequelado” e sem cultura, que atingem todas as camadas da sociedade, onde encontramos maus prestadores de serviços, maus políticos, maus empregados, maus irmãos de igreja, e concluímos então que mexer com gente é “bucha”. Por isso que mexer com gente é problema, porque a educação verdadeira não vem da escola ou da igreja, mas de dentro de casa. O problema não esta lá fora, mas dentro de casa. A educação é de dentro de casa. Mas como educar se não há estrutura no lar?

 

Realmente é um grande paradoxo.

 

Hoje pra lidar com pessoas você tem que ser pai, amigo, pastor, psicólogo, professor, instrutor, etc, etc, etc. Até Jesus se estressou e disse:

 

“E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei?” Mateus 17:17

 

É óbvio que não existe perfeição e nem existirá, mas precisamos abastecer nossa sociedade com o conhecimento de Deus em primeiro lugar, que começa em nossos lares, assim como está escrito:

 

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento de Deus é entendimento.” Provérbios 9:10

 

A busca de Deus em nossos lares é o necessário para começar um caminho de valores e princípios saudáveis para que os filhos possam ser boas pessoas na sociedade, e não apenas transferirmos nossa responsabilidade para os setores sociais como se eles tivessem que resolver tudo.

 

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

 

Tem pessoas que acreditam que é só o dinheiro e o conforto que contam, mas estão bem enganados, a palavra de Deus ensina:

 

“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”  Marcos 8:36

 

Onde você como provedor do lar tem direcionado as almas das pessoas que você ama?

 

Por isso todo pai e mãe de família tem a responsabilidade de dar aos filhos um lar estruturado em todos os sentidos, não só material, mas também espiritual, para que possam ser pessoas bem intencionadas na sociedade.

 

Escrito por Lucas E. de Carvalho
Teologia Unigranet

Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE