Farmácia natural em casa: como cuidar do corpo sem químicos


PUBLICIDADE

NOTICIASAOMINUTO

Ao invés de tratar, prevenir. Ao invés de curar, cuidar. Estas são das duas máximas defendidas pela homeopata Lisa Joanes, autora do livro ‘Uma farmácia em sua casa’.

 

Tomar medicamentos – em particular antibióticos – assombra a saúde pública um pouco por todo o mundo, não só viciando, como também aumentando a resistência aos agentes provocadores de doença, tornando-se cada vez mais importante prevenir e não remediar. E é isso mesmo que a especialista explica ao longo de mais de 240 páginas.

 

No seu livro, a autora dá a conhecer uma série de ‘remédios’ naturais, meditações e exercícios que prometem cuidar do corpo como um todo, trabalhando o lado físico e emocional em simultâneo, algo que permite encontrar o equilíbrio e harmonia que muitas vezes carecem e que, por isso, colocam a saúde em risco.

 

Contudo, nem sempre é possível prevenir e, nestes casos, o melhor é mesmo atuar da forma mais natural possível. “Enquanto homeopata e mãe de quatro crianças, tenho experimentado aplicar os medicamentos homeopáticos nas situações de emergência e sempre com resultados extraordinários! Por exemplo, observei episódios de otite serem resolvidos numa questão de minutos, em que a minha filha acalmou e, literalmente, se voltou para o lado a dormir, sem mais choros ou dores”, escreve a também terapeuta de desenvolvimento pessoal no capítulo em que dá a conhecer tudo o que é preciso para se ter uma farmácia em casa. Mas, como escolher e preparar as diferentes opções caseiras?

 

Segundo a especialista, são seis os métodos a ter em conta, porém, destaca a importância de evitar recipientes de plástico ou alumínio, pois podem comprometer ou alterar as propriedades medicinais das plantas. O ideal é usar objetos de barro, vidro ou aço inoxidável.

 

Eis os métodos simples que podem ser aplicados em casa:

 

1 – Infusão;

2 – Decocção;

3 – Compressa ou emplastro – “Esta técnica, contrariamente às duas descritas anteriormente, não é bebível, mas antes colocada em cima da pele, aplicando panos finos ou compressas embebidas em água ou determinado chá”.

4 – Compressas quentes;

5 – Compressas frias;

6 – Cataplasma – “Preparar uma pasta medicamentosa, colocá-la entre dois panos frios ou gazes e, seguidamente, aplicá-la sobre a pele”.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE