Vitória' por 0 a 0 mostra Corinthians sem vergonha de admitir limitações – o que é bom

Jair Ventura monta retranca, vê time aplicado e segura Flamengo no Maracanã; decisão será em Itaquera


PUBLICIDADE

Num futebol brasileiro quase sem protagonistas, em que "saber sofrer" é uma característica louvável, o Corinthians pareceu um time pós-graduado no assunto nesta quarta-feira, no Maracanã.

 

Sem qualquer vergonha de se defender, o Corinthians foi ao Rio de Janeiro para segurar um empate contra o Flamengo, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Conseguiu o 0 a 0, depois de ver o adversário rondar, rondar, mas sempre parar em um corintiano. A cena dos jogadores exaustos aplaudindo a torcida presente fora de casa (foto acima) mostra a satisfação pela "vitória" sem gols.

 

É um bom primeiro passo para o trabalho de Jair Ventura, apenas em sua segunda partida à frente do Corinthians. Diante de um cenário com poucas perspectivas, contra um adversário com melhores peças, o técnico reconheceu as limitações do time e começou a arrumá-lo pela defesa. A organização foi digna daquela apresentada em temporadas recentes – faz parte do "DNA" do clube.

 

Com dois zagueiros em noite inspirada e três volantes que ajudaram a trancar a entrada da área, o Timão fez um jogo no estilo "enverga, mas não quebra". Os números da postagem abaixo mostram que os alvinegros até sofreram, mas o resultado final premiou a luta e aplicação tática do elenco – que nem isso vinha apresentando.

 

Como o Corinthians se defendeu?

Jair Ventura fez mistério – não sobre a escalação, mas sim a respeito da formação tática que levaria a campo. No Maracanã, porém, foi como o previsto: um Corinthians bem fechado, com três volantes, uma espécie de losango no meio-campo, e Clayson e Romero preparados para os eventuais contra-ataques. Veja como ficou:

 

Depois de sofrer muito no início, o Corinthians conseguiu duas saídas rápidas – uma delas em erro infantil de Paquetá –, mas Clayson e Douglas erraram o alvo. E aí entra o problema recente da equipe: a dificuldade em chutar a gol. Contra o Palmeiras, o Timão teve o total de ZERO finalizações certas. Nesta quarta-feira, a precisão fez falta.

 

Sem a bola, a postura foi inteligente: marcação baixa, assim como no Dérbi, com uma linha de cinco jogadores praticamente colada nos quatro defensores – por vezes, Ralf ficou entre as linhas, formando um 4-1-4-1. Só Jadson, lá na frente, aguardava as bolas "quebradas" para tentar algo na criação. Ele pouco pôde fazer.

 

Para o que se propôs a fazer, Jair Ventura obteve êxito. Mesmo assim, correu muitos riscos, e Cássio, de novo, foi o melhor corintiano em campo. No primeiro tempo, por exemplo, o Flamengo teve 67% da posse de bola e trocou 287 passes certos. Quatro vezes mais do que o Timão, que só teve 66 passes trocados nos 45 minutos iniciais.

 

Em nenhum momento, Jair se empolgou a ponto de abrir mão da segurança defensiva. As três trocas que fez no segundo tempo foram por motivos físicos e não mudaram a disposição tática – Paulo Roberto ficou na lateral direita na vaga de Fagner, enquanto Araos e Mateus Vital cumpriram à risca as funções de Gabriel e Clayson.

 

É evidente que um clube do tamanho do Corinthians não pode disputar uma semifinal de Copa do Brasil como azarão, jogando por uma bola e se defendendo como pode. Mas, na atual situação, diante de tantas baixas em 2018 e com uma equipe limitadíssima, segurar um 0 a 0 no Maracanã se torna mérito.

 

 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE