Seleção do Brasileirão: relembre todas as premiações da história da competição

Seleção do Brasileirão: relembre todas as premiações da história da competição


PUBLICIDADE

O Palmeiras, como já era de se esperar, dominou a "Seleção do Brasileirão 2018". Na festa de premiação da principal competição do calendário nacional, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na noite desta segunda-feira, o atual campeão emplacou quatro nomes entre os premiados - os jogadores Mayke, Bruno Henrique e Dudu, além do técnico Luiz Felipe Scolari.

 

Dudu ainda foi eleito o craque do Brasileirão e ficou em segundo na votação do Craque da Galera, sendo superado pelo Cuéllar, do Flamengo.

 

Seleção do Brasileirão 2018: Marcelo Lomba; Mayke, Victor Cuesta, Geromel e Renê; Rodrigo Dourado, Bruno Henrique, Lucas Paquetá e De Arrascaeta; Dudu e Gabriel. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

 

Relembre abaixo todas as seleções do Campeonato Brasileiro, desde que foi criada a premiação (2005-2018):

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2005

O Brasileirão de 2005 teve como grande campeão o Corinthians, que dominou a lista dos melhores jogadores por posição – emplacando cinco nomes na seleção do campeonato (Fábio Costa, Gustavo Nery, Marcelo Mattos, Roger e Tévez). E mais, o atacante argentino ainda foi eleito o craque da competição.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2006

O título permaneceu em terras paulistas, mas ganhou uma nova cor além do preto e do branco: o vermelho. Com o domínio da seleção ficando também com o São Paulo, que colocou cinco nomes entre os melhores da competição (Rogério Ceni, Souza, Fabão, Mineiro e Muricy Ramalho). O goleiro ainda terminou como o craque da competição.

 

Vale lembrar que essa foi a última temporada, até então, de Marcelo no futebol brasileiro. Ao final daquele ano, o lateral foi vendido ao Real Madrid, onde atua até hoje.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2007

Pelo segundo ano consecutivo, o São Paulo faturou a taça de campeão brasileiro. Com isso, voltou a dominar a seleção do campeonato, agora com um nome a mais que na temporada anterior (Rogério Ceni, Breno, Miranda, Hernanes, Richarlyson e Muricy Ramalho). O tricolor se manteve com o melhor técnico e com o grande craque do torneio.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2008

No ano do terceiro título consecutivo do São Paulo, a seleção do campeonato ficou um pouco mais equilibrada – ainda com o Tricolor dominando, mas agora com apenas três nomes (Miranda, Hernanes e Muricy Ramalho).

 

O clube paulista ainda permaneceu com o melhor técnico, que levou o prêmio pelo quarto ano seguido, e com o craque do Brasileirão, que agora foi para o volante Hernanes.

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2009

 

Em 2009, no ano do Brasileirão mais emocionante de todos os tempos, a seleção do campeonato ficou bem dividida. O Flamengo, por exemplo, grande campeão daquela temporada, emplacou apenas três nomes na lista (Petkovic, Adriano e técnico Andrade). Sendo que o prêmio de craque do Campeonato Brasileiro ficou com Diego Souza, do Palmeiras – que terminou na quinta colocação.

 

Foi a primeira vez, desde a criação da premiação, que o melhor jogador escolhido não pertencia ao time campeão.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2010

Foi a vez do Fluminense colocar fim ao longo jejum de 26 anos e voltar a faturar o título nacional. De quebra, o Tricolor ainda teve o melhor lateral-direito (Mariano), o melhor técnico (Muricy Ramalho, dono de cinco prêmios desde 2005) e o craque da competição (Dario Conca).

 

Já em relação à seleção do Brasileirão, o clube carioca ficou empatado com o Corinthians, terceiro colocado naquela temporada, que também colocou três nomes na lista. O destaque foi o zagueiro Miranda, presente na lista pelo quarto ano consecutivo.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2011

Se na temporada anterior o Corinthians chegou perto de faturar a taça e dominar a seleção do campeonato, em 2011 a tarefa foi mais complicada.

 

Em campo, o título veio, de forma emocionante, na última rodada. Mas, em relação à lista dos melhores de cada posição, o Timão viu o Vasco, vice-campeão, emplacar nada menos que quatro nomes (Fagner, Dedé, Diego Souza e o técnico Ricardo Gomes). O grande craque daquela edição foi ninguém menos que Neymar, do Santos.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2012

Dois anos depois do título brasileiro, o Fluminense repetiu a dose. Mas, dessa vez, o clube foi além. Primeiro, dominando a seleção do campeonato – com cinco nomes (Diego Cavalieri, Carlinhos, Jean, Fred e Abel Braga) –, e depois voltando a fazer com que o clube campeão tivesse o melhor técnico e o craque do Brasileirão.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2013

O Cruzeiro repetiu o feito alcançado há dez temporadas e voltou a levantar a taça de campeão brasileiro. De quebra, dominou a seleção do campeonato, com cinco nomes (Fábio, Dedé, Nilton, Éverton Ribeiro e Marcelo Oliveira) e manteve a escrita de o campeão eleger o melhor técnico e o craque do Brasileirão.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2014

No bicampeonato da equipe celeste, o domínio da raposa foi ainda maior. Na seleção do campeonato, o Cruzeiro colocou seis nomes (Dedé, Egídio, Lucas Silva, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marcelo Oliveira), novamente mantendo a escrita do técnico e do craque da competição. Esta foi a quarta vez, desde 2010, que Dedé esteve presente na lista.

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2015

 

O ano de 2015 marcou o grande retorno do técnico Tite ao Corinthians, que não só faturou a taça de forma antecipada, como dominou a seleção do campeonato – assim como o Cruzeiro de 2014 –, com seis nomes (Cássio, Gil, Elias, Renato Augusto, Jadson e Tite), e ainda emplacou os prêmios de melhor técnico e craque do Brasileirão. Esta foi a quarta vez seguida que o lateral-direito Marcos Rocha foi eleito o melhor de sua posição.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2016

Na temporada de 2016, foi o Palmeiras quem quebrou um longo jejum, de mais de duas décadas, e voltou ao topo do Campeonato Brasileiro. Além disso, dominou a seleção do campeonato, com oito nomes (Jaílson, Jean, Mina, Tchê Tchê, Moisés, Dudu, Gabriel Jesus e Cuca) – algo inédito até então – e manteve o campeão com o melhor técnico, além do craque do Brasileirão.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2017

Já na temporada de 2017, o surpreendente Corinthians de Fábio Carille faturou o título nacional, emplacou cinco nomes na seleção do Brasileirão (Fagner, Balbuena, Guilherme Arana, Jô e Fábio Carille), e ainda manteve a escrita do melhor técnico e do craque da competição.

 

Seleção do Campeonato Brasileiro de 2018

O Palmeiras teve quatro nomes na edição de 2018, mas foi seguido de perto pelo Internacional. O Verdão colocou na equipe o lateral-direito Mayke, o volante Bruno Henrique, o atacante Dudu e o técnico Luiz Felipe Scolari. Pelo Colorado, entraram no time o goleiro Marcelo Lomba, o zagueiro Victor Cuesta e o volante Rodrigo Dourado. Dudu foi eleito o craque do torneio.

 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE