França apreende 1,6 tonelada de cocaína em barco que saiu do Brasil


PUBLICIDADE

A alfândega do porto de Caen, no norte da França, apreendeu 1,6 tonelada de cocaína de um barco proveniente do Brasil. Segundo a imprensa francesa, a droga estava escondida entre blocos de cinco metros de comprimento de madeira "exótica". A apreensão ocorreu na quinta-feira (6).

 

O valor estimado da carga é de 70 milhões de euros – cerca de R$ 312,3 milhões, segundo conversão do Banco Central do Brasil na data da apreensão. Não há informação sobre qual o porto brasileiro de origem da cocaína.

 

Segundo a rede de televisão France 3, as autoridades descobriram a droga quando uma das placas de madeira caiu no chão durante as operações de descargas. O negociante, então, entrou em contato com a polícia.

 

As autoridades locais abriram um inquérito para apurar o caso, tratado como importação organizada de narcóticos, transporte e armazenamento de drogas e associação criminosa. A polícia ainda tenta identificar os responsáveis.

 

'Mais importante em 10 anos'

 

A descoberta da droga foi até celebrada pelo ministro Gérald Darmanin, de Ação e Contas Públicas. Pelo Twitter, ele parabenizou as autoridades portuárias de Caen pela apreensão – "a mais importante em 10 anos", segundo ele mesmo.

 

"É um testemunho do trabalho e da dedicação cotidiana dos agentes na luta contra todas as formas de tráfico", afirmou Darmanian em comunicado.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE