Tecnologia ajuda a evitar erros comuns na gestão de trade marketing

Conhecendo as falhas recorrentes na área, fica mais fácil reavaliar estratégias para evitar comprometer os resultados esperados pela empresa. Confira mais!


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A rotina agitada da gestão de trade marketing, resultante das diversas funções inerentes ao cargo, acaba induzindo a equipe a certas falhas. A inexperiência e a pressa na execução das atividades também contribuem para que os erros ocorram e, certamente, podem colocar em cheque a eficiência do profissional responsável.

 

É importante ficar atento aos erros mais comuns na gestão de trade marketing e como eles podem ser evitados com simples ações e a ajuda da tecnologia. Este artigo aborda algumas questões acerca desse contexto.

 

Ignorar a necessidade de treinamento

 

Mesmo que a equipe de trade marketing possua experiência, é necessário investir continuamente em treinamento. Capacitações ajudam a reforçar a qualificação técnica, melhoram a comunicação, favorecem o bom relacionamento do promotor com o gerente de loja e também com a equipe interna, além de aperfeiçoar a abordagem direta com o cliente.

Se faz tempo que a equipe não recebe treinamento, mesmo que seja de reciclagem, é fundamental envolvê-la em um ambiente de promoção do conhecimento o mais breve possível.

 

Acompanhar indicadores em excesso

 

É indiscutível que os indicadores são essenciais para uma gestão eficiente de trade marketing. No entanto, isso não significa que a gerência deve fazer uso de todos disponíveis e ainda criar novos.

 

É importante fazer uma análise de quais são os indicadores indispensáveis para o sucesso das ações e dedicar-se a eles para garantir um processo eficiente da indústria ao varejo.

 

Desconsiderar o espaço físico do varejo

 

Pontos de Venda (PDV) mal iluminados, corredores estreitos e até falta de espaço na gôndola são fatores que podem comprometer toda a estratégia de posicionamento do produto na loja.

Portanto, é preciso levar em consideração os espaços físicos dos parceiros varejistas e adaptar as ações a eles. Um posicionamento de produto bem realizado no PDV eleva as chances do shopper se encantar pelo produto e, consequentemente, contribui para o aumento das vendas.

 

Menosprezar a administração dos estoques

 

Ainda que a equipe tenha sido treinada, os indicadores certos tenham sido criados e a ação perfeita para a loja tenha sido idealizada, nada será útil se o produto não estiver disponível para o consumidor.

 

Questões relacionadas à indisponibilidade de estoque são bastante negativas, pois prejudicam tanto o varejista quanto a indústria. Ao pensar ações para os PDV, é preciso estar certo de que os estoques são suficientes para comportar as respectivas demandas.

 

Não aderir a recursos tecnológicos

 

Planilhas de Excel foram bastante úteis no passado, mas recursos que requerem muito esforço manual já não atendem às dinâmicas atuais de mercado. A gestão de trade marketing implica lidar com uma grande demanda de trabalho e vários indicadores a serem mensurados, além do monitoramento da concorrência e das atividades dos promotores de vendas.

 

Com um sistema voltado especificamente à atividade de trade marketing é possível automatizar a coleta de dados, otimizar o tempo dos promotores, criar indicadores de performance estratégicos e que realmente ajudem no desenvolvimento do negócio, agilizar os processos, diminuir as chances de erros, entre outras facilidades primordiais para uma gestão eficiente e moderna.

 

Ao conhecer os erros mais comuns na gestão de trade marketing, fica mais fácil fazer um balanço das estratégias e aprimorar a gestão com o objetivo de sanar os problemas capazes de comprometer os resultados esperados pela organização.


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