Jovem é induzido ao coma com problema no pulmão pelo uso de cigarros eletrônicos - Saúde


PUBLICIDADE

CANALTECH/NATALIE ROSA

Os cigarros eletrônicos estão dando o que falar nas últimas semanas. Recentemente, foi descoberto que o dispositivo da marca Juul coleta informações dos usuários e, além disso, um estudo desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia descobriu que o uso do produto pode danificar os vasos sanguíneos, mesmo que não haja nicotina na fórmula.

Agora, foi divulgado que um jovem de 19 anos, residente de Pensilvânia, nos Estados Unidos, precisou ser induzido ao coma para depender de máquinas para o que coração e o pulmão funcionassem corretamente. Os órgãos de Kevin Boclair parecem ter sido deteriorados rapidamente.

Duas semanas antes da sua internação, o universitário começou a experienciar crises de tosse, indo ao hospital quando começou a perceber que o seu estado estava se agravando. Foi identificado, então, problemas em seu pulmão, deixando os médicos confusos em como fazer o tratamento. Kevin sofre de asma, mas os médicos acreditam que o órgão foi afetado devido aos cigarros eletrônicos.

Em depoimento à imprensa norte-americana, os profissionais do hospital disseram que casos envolvendo os cigarros eletrônicos são novos e que em alguns detalhes é complicado decidir o que fazer. O jovem foi diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões, e está sendo tratado com antibióticos. A situação do rapaz é tão grave que o seu pai, quando chegou no hospital, achou que ele não tivesse sobrevivido porque 'parecia morto'.

Os Estados Unidos já registraram outros dois casos de problemas graves no pulmão devido aos cigarros eletrônicos, um no Texas e outro em Utah, além de cerca de 200 outros de jovens que apresentam dificuldade na respiração após o uso constante dos dispositivos, e de um caso de morte em Illinois.

A situação vem chamando a atenção dos governantes do país norte-americano, fazendo com que Michigan seja o primeiro estado a banir o uso dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como 'vapes'. A lei já está vigente.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE