Governo reduz para R$ 1.031 estimativa de salário mínimo para 2020

Salário mínimo é corrigido pelo índice de inflação INPC, que deve fechar 2019 abaixo do previsto no começo do ano, em 3,5%


PUBLICIDADE

TOPMíDIA NEWS

Sem previsão de reajuste  para o próximo ano o salário mínimo continua fixado em R$ 1,1031, segundo anuncio do secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. O Orçamento Geral da União previa mínimo de R$ 1,039 para 2020.

 

Segundo o ministro, a queda da projeção é justificada pela redução das estimativas da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor para o próximo ano.

 

Em contrapartida Aumentou de 2,17 para 2,32% a estimativa de crescimento, o que deixa a cotação média do dólar de R$ 3,80 para R$4.

 

A mensagem modificativa reduziu para 3,5% a estimativa para o INPC em 2020, meio ponto percentual a menos que a projeção de 4% que constava no projeto de lei do Orçamento. A previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como índice oficial de inflação, caiu de 3,9% para 3,5%.

 

Ao anunciar a revisão das estimativas, o ministro destacou que a nova política para o salário mínimo só será decidida nas próximas semanas pelo presidente Jair Bolsonaro. O secretário de Fazenda, no entanto, diz que o valor servirá de referência para o Palácio do Planalto.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE